Cursos

Voo por Instrumentos Helicóptero(IFRH)

O curso de Voo por Instrumentos Helicóptero (IFRH) é um complemento para pilotos que pretendem voar em condições meteorológicas adversas, sem o contato visual com o solo, utilizando apenas os instrumentos de navegação da aeronave para orientação. De acordo com as regras da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a formação é dividida entre o curso teórico e o curso prático e, ao final, habilita o piloto a voar helicópteros em condições não visuais (instrumentos).

 

O curso teórico oferecido pela EFAI é constituído 100 Horas/aula distribuídos entre as matérias técnicas avaliadas pela ANAC e matérias básicas. A grade curricular do curso teórico de Voo por Instrumentos Helicóptero (IFRH) da EFAI aprovada pela ANAC contém as seguintes matérias:

Técnicas:

ü  Meteorologia

ü  Regulamento de Tráfego Aéreo

ü  Navegação Aérea

Básica:

ü  Segurança de Voo

 

Todas as aulas são ministradas por professores especializados e com ampla formação aeronáutica.

Após a conclusão do curso teórico, o candidato deverá realizar os exames referentes às matérias técnicas em uma das Unidades Regionais ou Escritórios de Aviação Civil da ANAC, em data e local agendados e, sendo aprovado, será emitido o Certificado de Conhecimentos Teóricos (CCT).

 

EXAMES ANAC

Atualmente, os candidatos podem se inscrever para os exames em datas e horários de sua conveniência nas Unidades Regionais ou Escritórios de Aviação Civil da ANAC disponíveis em diversas cidades brasileiras. A prova de cada matéria contém 20 questões de múltipla escolha, sendo necessário o aproveitamento mínimo de 70% para aprovação. Se o candidato possuir Licença de Piloto Comercial de Helicóptero (PCH) está isento da prova de Meteorologia. É cobrado o valor de R$ 86,42 pela prova, recolhido diretamente pela ANAC através da Guia de Recolhimento da União (GRU) no momento da inscrição.

 

REQUISITOS MÍNIMOS

ü  18 anos de idade.

ü  Segundo grau completo.

ü  Licença de Piloto Privado de Helicóptero (PPH) ou Piloto Comercial de Helicóptero (PCH).

 

CERTIFICADO MÉDICO AERONÁUTICO
Para o curso de Voo por Instrumentos Helicóptero (IFRH) é exigido o certificado de Primeira classe.

No curso prático, o candidato desenvolve a perícia necessária para conduzir um helicóptero com segurança quando não existem condições visuais favoráveis. De acordo com o regulamento vigente, é obrigatória a realização mínima de 40 horas de voo, das quais a metade pode ser substituída por vinte horas em dispositivo de treinamento simulado de voo (FSTD). O Programa aprovado da EFAI prevê a troca da metade das quarenta horas por vinte e cinco em um AATD. A EFAI possui um simulador AATD homologado pela ANAC. Para cumprir as vinte horas sob capota, a EFAI voa vinte e três horas, considerando que três horas são utilizadas para o táxi, decolagem, aproximação e pouso, fases do voo em que o piloto não estará voando sob capota ao longo das missões de instrução. As horas de voo obedecem as seguintes fases:

 

SIMULADOR – Fase 1

TEMPO DE VOO

Etapa 1 A – Manobras Básicas

5,0

Etapa 1 B – Procedimentos IFR

15,0

Etapa 1 C - Navegação

5,0

SUBTOTAL

25,0

 

AERONAVE

TEMPO DE VOO

IFR-C

TOTAL

Etapa 2 A – Manobras Básicas

5,20

6,0

Etapa 2 B – Navegação e Procedimentos IFR

15,0

17,0

SUBTOTAL

20,2

23,0

 

Após concluir todas as fases e executar as diversas manobras com a proficiência necessária para garantir uma operação segura, o aluno é encaminhado para o voo de verificação de perícia, popularmente conhecido como “voo de cheque” e, sendo aprovado, será emitido o Certificado de Habilitação Técnica de Voo por Instrumentos (IFRH).

 

 

Para efetuar a matrícula, será necessário trazer os seguintes documentos:

  • 2 fotos ¾
  • Certificado de Escolaridade
  • Certificado de Reservista
  • CPF
  • RG
  • Título Eleitoral

*Trazer os documentos originais, em caso de dúvida entre em contato.

Você também pode fazer perguntas clicando aqui!


Consulta ANAC

Habilitação
Aeronavegabilidade
×

Pergunta

×

Depoimento

×