Cursos

Treinamento de Procedimentos de Emergência(TPE)

Operar uma aeronave com eficiência e segurança envolve, basicamente, conhecer as suas características, suas limitações, desempenho e procedimentos normais e de emergência. Isto se aprende no Ground School. Durante a parte prática, aprendemos a executar um grande número de manobras, mas algumas coisas têm ficado para trás. Há muitos anos, deixamos, no Brasil, de praticar certas manobras que são importantes para a segurança de voo de qualquer operador de aeronave de asas rotativas como a autorrotação real, por exemplo.

O Treinamento de Procedimentos de Emergência foi criado para superar essa lacuna e tem a finalidade de desenvolver no aluno a proficiência necessária para conduzir a aeronave com segurança em caso de falha de potência ou de sistemas diversos, realizando o pouso com a aeronave degradada.

Teórica
É realizado um briefing com a duração de quatro horas-aula com a finalidade de discutir as principais características do voo em situação anormal ou de emergência, e as técnicas de pilotagem para a realização das diversas manobras previstas.

Prática
O objetivo da instrução prática é desenvolver no aluno a perícia necessária para realizar as diversas manobras, com segurança, mas procurando aproximar-se dentro do possível das condições de uma falha real e respeitando os limites estabelecidos pelo fabricante no Manual de Voo da aeronave. Veja algumas manobras realizadas no treinamento:

Falha de Motor na Decolagem


Falha de Motor no Pairado(DES)


Pouso Corrido


Arremetida Sem Pedais


Manobras de Solo sem Hidráulico


Falha de Governador


Pane Rotor de Cauda

A frequência recomendada para que se mantenha um razoável nível de treinamento é de uma vez por ano.

Grade do Treinamento

Horário

1º  Voo

2º  Voo

3º  Voo

Flexível e a ser definido de acordo com a conveniência do cliente e com a disponibilidade da aeronave e do instrutor.

 

 

· Transparência de Servo Comandos

· Demonstração da estabilidade dinâmica

· Pouso Corrido

· Voo sem hidráulico

· Pouso corrido sem hidráulico

· Voo pairado DES, giros e deslocamentos DES sem hidráulico

· Demonstração de pouso com o governador em emergência

· Demonstração de pouso sem pedais (falha de comando de passo do rotor de cauda)

 . Voo com o governador   em emergência

· Pouso com o governador em emergência

· Pouso sem pedais

· Autorrotação real com pouso –direta, de 90º, de 180º e de 360º.

· Demonstração de autorrotação na decolagem

· Autorrotação no pairado DES

· Autorrotação na decolagem vertical

· Revisão das manobras dos voos anteriores.

· Autorrotação no taxi

· Autorrotação na decolagem com 0, 10, 20, 30, 40, 50 e 60 Kt

· Autorrotação na aproximação

· Autorrotação no pairado FES no limite do diagrama Altura X Velocidade

. Falha de acionamento do rotor de cauda

 

Como será avaliada a instrução

a) Avaliação Subjetiva                         - Avaliação de cada manobra executada.

b) Aplicação                                       - Durante a realização de cada voo.

c) Carga                                             - Manobras previstas no programa acima.

d) Índice de aprovação                         - Grau mínimo satisfatório em cada manobra.

Certificado de conclusão de curso

Ao completar com aproveitamento a instrução prática será conferido o certificado correspondente.

Pedagogia, coordenador e instrutores

A EFAI dispõe de pessoal qualificado para a Coordenação, Instrução e Supervisão do programa de instrução teórica e prática, conforme especificado nas fichas cadastrais do seu corpo técnico pedagógico.

Condições para execução do curso

Horário: do nascer ao pôr do sol;

Duração: 03 (dias) dias de treinamento por piloto;

Carga horária: 03 horas de voo;

Aeronave de instrução: HB 350B (Esquilo)

Data prevista: conforme conveniência do cliente;

Para efetuar a matrícula, será necessário trazer os seguintes documentos:

  • 1 foto ¾
  • Certificado de Escolaridade
  • Certificado de Reservista
  • CHT
  • CPF
  • RG
  • Título Eleitoral

*Trazer os documentos originais, em caso de dúvida entre em contato.

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Nota Oficial da EFAI

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