Cursos

Piloto Privado de Helicóptero(PPH)

O curso de Piloto Privado de Helicópteros (PPH) é a primeira etapa para quem deseja se tornar piloto de helicópteros.  De acordo com as regras da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a formação é dividida entre o curso teórico e o curso prático e, ao final, habilita o candidato a pilotar helicópteros em condições visuais, ainda sem a possibilidade de remuneração.

 

O curso teórico oferecido pela EFAI é constituído de 296 horas/aula, distribuídas entre as matérias técnicas avaliadas pela ANAC, matérias básicas e complementares, além das matérias extracurriculares visando elevar a qualidade e consolidar a padronização na formação inicial. A grade curricular do curso teórico de Piloto Privado de Helicópteros (PPH) da EFAI aprovada pela ANAC contém as seguintes matérias:

Técnicas:

ü  Conhecimentos Técnicos de Helicóptero.

ü  Teoria de Voo de Helicóptero.

ü  Navegação Aérea.

ü  Meteorologia.

ü  Regulamentos de Tráfego Aéreo.

Básicas e Complementares:

ü  O Piloto de Helicópteros: Preparação e Atividade.

ü  Segurança de Voo.

ü  A Aviação Civil.

ü  Regulamentação da Aviação Civil.

ü  Instrução Aeromédica.

Extracurriculares:

ü  CRM.

ü  Fraseologia Aeronáutica.

ü  GPS.

 

Todas as aulas são ministradas por professores especializados e com ampla formação aeronáutica.

Após a conclusão do curso teórico, o candidato deverá realizar os exames referentes às cinco matérias técnicas em uma das Unidades Regionais ou Escritórios de Aviação Civil da ANAC, em data e local agendados e, sendo aprovado, será emitido o Certificado de Conhecimentos Teóricos (CCT).

 

EXAMES ANAC

Atualmente, os candidatos podem se inscrever para os exames em datas e horários de sua conveniência nas Unidades Regionais ou Escritórios de Aviação Civil da ANAC disponíveis em diversas cidades brasileiras. A prova de cada matéria contém 20 questões de múltipla escolha, sendo necessário o aproveitamento mínimo de 70% para aprovação. É cobrado o valor de R$ 86,42 por matéria, recolhido diretamente pela ANAC através da Guia de Recolhimento da União (GRU) no momento da inscrição.

 

REQUISITOS MÍNIMOS

ü 18 anos de idade (completados até a data do exame para obtenção do certificado de conhecimentos teóricos de PPH).

ü  Segundo grau completo.

 

CERTIFICADO MÉDICO AERONÁUTICO
O Certificado Médico Aeronáutico (CMA) é o documento emitido por uma junta especial de saúde aeronáutica ou por clínicas credenciadas, após a realização de exames de saúde periciais, com o objetivo de certificar a aptidão física e mental do tripulante, limitando os riscos à segurança de voo decorrentes de problemas de saúde. O Certificado Médico Aeronáutico é emitido em 3 classes, de acordo com a função exercida pelo tripulante. Para o curso de Piloto Privado de Helicóptero a exigência mínima é o certificado de Segunda classe.

No curso prático, o candidato desenvolve a perícia necessária para conduzir um helicóptero com segurança e atuar como Piloto Privado de Helicópteros (PPH). De acordo com o regulamento vigente, é obrigatória a realização mínima de 35 horas de voo. A EFAI também possui um simulador AATD homologado, permitindo ao aluno realizar até cinco horas do curso prático, trazendo diversas vantagens na formação além de uma redução nos custos do treinamento. As horas de voo obedecem as seguintes fases:

 

·        Pré-Solo (PS) -  21 horas.

·        Básico (BA) - 6 horas.

·        Navegação (NV) - 5 horas.

·        Noturno (NT) - 3 horas.

 

Após concluir todas as fases e executar diversas manobras com proficiência necessária para garantir uma operação segura, o aluno é encaminhado para o voo de verificação de perícia, popularmente conhecido como “voo de cheque” e, sendo aprovado, será emitida a licença permanente de PPH.

 

Todos os alunos da EFAI voam SOLO após a conclusão do PPH!

 

REQUISITOS MÍNIMOS

ü  18 anos de idade.

ü  Segundo grau completo.

ü  Certificado de Conhecimentos Teóricos (CCT) de PPH.

ü  Certificado Médico Aeronáutico (CMA) de Segunda classe.

 

AERONAVES UTILIZADAS

ü  Schweizer 300CB.

ü  Simulador FLY-IT.

 

PRÓXIMA ETAPA
Para trabalhar na aviação, a próxima etapa é fazer o curso de Piloto Comercial de Helicóptero (PCH), tornando-se apto a exercer a atividade remunerada.

Para efetuar a matrícula, será necessário trazer os seguintes documentos:

  • 2 fotos ¾
  • Certidão de Nascimento ou Casamento
  • Certificado de Escolaridade (cópia autenticada)
  • Certificado de Reservista (cópia autenticada)
  • Certificado Médico Aeronáutico - 2ª Classe
  • Comprovante de Endereço
  • CPF (cópia autenticada)
  • RG (cópia autenticada)
  • Título Eleitoral (cópia autenticada)

*Trazer os documentos originais, em caso de dúvida entre em contato.

Você também pode fazer perguntas clicando aqui!


Consulta ANAC

Habilitação
Aeronavegabilidade
×

Pergunta

×

Depoimento

×