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OpDVE - Treinamento para Operação em Ambiente Visual Degradado
As estatísticas apresentam o voo sob IMC como fator contribuinte para um número considerável de acidentes e o que mais chama a atenção é a elevada taxa de mortalidade quando o acidente se refere a uma aeronave em voo VFR entrando de forma não planejada em IMC, situação conhecida como UIMC (Unplanned IMC – IMC Não Planejado). Para esse tipo de acidente, a taxa média de mortalidade é quatro vezes maior que a média dos demais tipos de acidentes da aviação geral.
Ciente da contribuição que pode dar para o desenvolvimento de um ambiente mais seguro para a aviação de asas rotativas no Brasil, a EFAI desenvolveu o Treinamento para Operação em Ambiente Visual Degradado – OpDVE que tem por finalidade:
- elevar a consciência situacional dos pilotos para os problemas relacionados a esse tipo de operação; e
- proporcionar-lhes o treinamento necessário à condução segura da aeronave, quer na operação em condição de visibilidade marginal, quer no retorno a uma condição segura após uma entrada não intencional em IMC.
Teórica
O módulo teórico, com duração de 8 horas-aula, apresenta ao piloto o nosso sistema de equilíbrio e suas limitações, de forma a permitir a identificação das ilusões a que estamos submetidos ao perder o contato visual com o terreno e que levam à desorientação espacial.
Ainda neste módulo, são abordados fatores de planejamento ligados à meteorologia, processo decisório, determinação do EDP – Enroute Decision Point (ponto de Decisão em Rota), cuidados a serem tomados num pouso em local não preparado, conhecimento básico dos instrumentos, técnica de cheque cruzado, voo por atitude e técnicas de recuperação de atitude anormal.
Com isso, o piloto estará pronto para dar início ao módulo prático.
Prática
O módulo prático, por sua vez, aborda as habilidades de pilotagem sem referência visuais externas com foco na sobrevivência em ambiente IMC. É composto por 5 horas de instrução em simulador e 5 horas em aeronave.
Em meio às orientações para a sobrevivência sob tais condições e exercícios de desorientação espacial, são apresentadas as técnicas de cheque cruzado, e a aplicação dos 4C, mnemônico para as ações que o piloto deve adotar ao perder as referências visuais com o terreno. O primeiro “C” (Control – Controle) é a base para os demais e é treinado, principalmente, por meio:
- do reconhecimento das ilusões associadas à desorientação espacial; e
- da prática de recuperação de atitudes anormais.
Ordens de Instrução Etapa 1(Simulador)
|
MISSÕES DVE |
|||
Simulador |
||||
SD01 |
SD02 |
SD03 |
SD04 |
|
Transição para o voo IMC na decolagem |
Ro |
Rm |
Rm |
Rc |
Voo por atitude |
Ro |
Rm |
Rm |
Rc |
Interpretação dos instrumentos |
Ro |
Rm |
Rm |
Rc |
Cheque cruzado |
Ro |
Rm |
Rm |
Rc |
Subida |
Ro |
Rm |
Rm |
Rc |
Voo nivelado |
Ro |
Rm |
Rm |
Rc |
Manutenção de proa |
Ro |
Rm |
Rc |
|
Manutenção de velocidade |
Ro |
Rm |
Rc |
|
Variação de altitude |
Ro |
Rm |
Rc |
|
Variação de velocidade |
Ro |
Rm |
Rc |
|
Curva nivelada (pequena inclinação) |
Ro |
Rm |
Rc |
|
Curva nivelada (média/grande inclinação) |
|
Ro |
Rm |
Rc |
Subida / Descida com Vi constante |
|
Ro |
Rm |
Rc |
"S" - A, B, C e D |
|
Ro |
Rm |
Rc |
Recuperação de atitudes anormais |
|
Ro |
Rm |
Rc |
Entrada abrupta em IMC |
Ro |
Rm |
Rm |
Rc |
Emprego dos 4 Cs (Control, Climb, CourseandCommunicate) |
|
Ro |
Rm |
Rc |
Utilização do ADF |
|
Ro |
Rm |
Rc |
Utilização do VOR |
|
Ro |
Rm |
Rc |
Noções de Procedimento de Descida IFR |
|
|
Ro |
Rm |
Aproximação e pouso |
Ro |
Rm |
Rc |
Rc |
Tempo de Voo Previsto |
1,0 |
1,0 |
1,5 |
1,5 |
Legenda:RoResposta Orientada
RmResposta Mecânica
RcResposta Complexa e Aberta (Proficiência)
Ordens de Instrução Etapa 2(Aeronave)
|
MISSÕES DVE |
||||
Aeronave |
|||||
ID01 |
ID02 |
ID03 |
ID04 |
||
Transição para o voo IMC |
Ro |
Rm |
Rc |
X |
|
Voo por atitude |
Ro |
Rm |
Rc |
X |
|
Interpretação dos instrumentos |
Ro |
Rm |
Rc |
X |
|
Subida |
Ro |
Rm |
Rc |
X |
|
Voo nivelado |
Ro |
Rm |
Rc |
X |
|
Manutenção de proa |
Ro |
Rm |
Rm |
Rc |
|
Manutenção de velocidade |
Ro |
Rm |
Rm |
Rc |
|
Variação de altitude |
Ro |
Rm |
Rm |
Rc |
|
Variação de velocidade |
Ro |
Rm |
Rm |
Rc |
|
Curva nivelada (peq. inclinação) |
Ro |
Rm |
Rm |
Rc |
|
Curva nivelada (média e grande inclinação) |
|
Ro |
Rm |
Rc |
|
Subida / Descida com Vi constante |
|
Ro |
Rm |
Rc |
|
"S" - A, B, C e D |
|
Ro |
Rm |
Rc |
|
Ilusões (Desorientação espacial) |
Ro |
Rm |
Rm |
Rc |
|
Recuperação de atitudes anormais |
Ro |
Rm |
Rm |
Rc |
|
Utilização do ADF |
|
Ro |
Rm |
Rc |
|
Utilização do VOR |
|
Ro |
Rm |
Rc |
|
Noções de Procedimentos de Descida IFR |
|
|
|
Ro |
|
Tempo de Voo Previsto |
Total |
1,0 |
1,0 |
1,5 |
1,5 |
Capota |
0,8 |
0,8 |
1,3 |
1,3 |
Legenda:RoResposta Orientada
RmResposta Mecânica
RcResposta Complexa e Aberta (Proficiência)
Como será avaliada a instrução
- Avaliação Subjetiva- Avaliação de cada manobra executada.
- Aplicação- Durante a realização de cada voo.
- Carga- Manobras previstas no programa acima.
- Grau mínimo para aprovação- Grau “Satisfatório” em cada manobra.
Certificado de conclusão de curso
Ao completar com aproveitamento a instrução prática será conferido o certificado correspondente.
Pedagogia, coordenador e instrutores
A EFAI dispõe de pessoal qualificado para a Coordenação, Instrução e Supervisão do programa de instrução teórica e prática, conforme especificado nas fichas cadastrais do seu corpo técnico pedagógico.
Condições para execução do curso
- Horário: do nascer ao pôr do sol (o simulador pode ser realizado me período noturno de acordo com a necessidade do cliente);
- Duração: 05 (dias) dias de treinamento por piloto;
- Carga horária:
- Módulo teórico–08 horas;
- Simulador– 05 horas de voo; e
- Aeronave– 05 horas de voo.
- Equipamento:
- Simulador– AATD (PHFSD – ATD-IFRH-003-Q); e
- Aeronave– HU30 (Schweizer 300).
- Data prevista: conforme conveniência do cliente.
Recomenda-se que o piloto que não estiver familiarizado com o HU30 (aeronave a ser utilizada no treinamento) obtenha o endosso segundo a IS 61-006C, ou outra que venha a substituí-la, antes de iniciar a instrução prática. Também é recomendado aos pilotos que estejam há um longo período sem operar o HU30, que façam um voo de readaptação, de forma a tirar maior benefício da instrução ministrada no OpDVE.
Para efetuar a matrícula, será necessário trazer os seguintes documentos:
- 1 foto ¾
- Certificado de Escolaridade
- Certificado de Reservista
- CHT
- CPF
- RG
- Título Eleitoral
*Trazer os documentos originais, em caso de dúvida entre em contato.
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