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OpDVE - Treinamento para Operação em Ambiente Visual Degradado

As estatísticas apresentam o voo sob IMC como fator contribuinte para um número considerável de acidentes e o que mais chama a atenção é a elevada taxa de mortalidade quando o acidente se refere a uma aeronave em voo VFR entrando de forma não planejada em IMC, situação conhecida como UIMC (Unplanned IMC – IMC Não Planejado). Para esse tipo de acidente, a taxa média de mortalidade é quatro vezes maior que a média dos demais tipos de acidentes da aviação geral.

Ciente da contribuição que pode dar para o desenvolvimento de um ambiente mais seguro para a aviação de asas rotativas no Brasil, a EFAI desenvolveu o Treinamento para Operação em Ambiente Visual Degradado – OpDVE que tem por finalidade:

- elevar a consciência situacional dos pilotos para os problemas relacionados a esse tipo de operação; e

- proporcionar-lhes o treinamento necessário à condução segura da aeronave, quer na operação em condição de visibilidade marginal, quer no retorno a uma condição segura após uma entrada não intencional em IMC.

 

Teórica

O módulo teórico, com duração de 8 horas-aula, apresenta ao piloto o nosso sistema de equilíbrio e suas limitações, de forma a permitir a identificação das ilusões a que estamos submetidos ao perder o contato visual com o terreno e que levam à desorientação espacial.

Ainda neste módulo, são abordados fatores de planejamento ligados à meteorologia, processo decisório, determinação do EDP – Enroute Decision Point (ponto de Decisão em Rota), cuidados a serem tomados num pouso em local não preparado, conhecimento básico dos instrumentos, técnica de cheque cruzado, voo por atitude e técnicas de recuperação de atitude anormal.

Com isso, o piloto estará pronto para dar início ao módulo prático.

 

Prática

O módulo prático, por sua vez, aborda as habilidades de pilotagem sem referência visuais externas com foco na sobrevivência em ambiente IMC. É composto por 5 horas de instrução em simulador e 5 horas em aeronave.

Em meio às orientações para a sobrevivência sob tais condições e exercícios de desorientação espacial, são apresentadas as técnicas de cheque cruzado, e a aplicação dos 4C, mnemônico para as ações que o piloto deve adotar ao perder as referências visuais com o terreno. O primeiro “C” (Control – Controle) é a base para os demais e é treinado, principalmente, por meio:

- do reconhecimento das ilusões associadas à desorientação espacial; e

- da prática de recuperação de atitudes anormais.

Ordens de Instrução Etapa 1(Simulador) 

 

MISSÕES DVE

Simulador

SD01

SD02

SD03

SD04

Transição para o voo IMC na decolagem

Ro

Rm

Rm

Rc

Voo por atitude

Ro

Rm

Rm

Rc

Interpretação dos instrumentos

Ro

Rm

Rm

Rc

Cheque cruzado

Ro

Rm

Rm

Rc

Subida

Ro

Rm

Rm

Rc

Voo nivelado

Ro

Rm

Rm

Rc

Manutenção de proa

Ro

Rm

Rc

 

Manutenção de velocidade

Ro

Rm

Rc

 

Variação de altitude

Ro

Rm

Rc

 

Variação de velocidade

Ro

Rm

Rc

 

Curva nivelada (pequena inclinação)

Ro

Rm

Rc

 

Curva nivelada (média/grande inclinação)

 

Ro

Rm

Rc

Subida / Descida com Vi constante

 

Ro

Rm

Rc

"S" - A, B, C e D

 

Ro

Rm

Rc

Recuperação de atitudes anormais

 

Ro

Rm

Rc

Entrada abrupta em IMC

Ro

Rm

Rm

Rc

Emprego dos 4 Cs (Control, Climb, CourseandCommunicate)

 

Ro

Rm

Rc

Utilização do ADF

 

Ro

Rm

Rc

Utilização do VOR

 

Ro

Rm

Rc

Noções de Procedimento de Descida IFR

 

 

Ro

Rm

Aproximação e pouso

Ro

Rm

Rc

Rc

Tempo de Voo Previsto

1,0

1,0

1,5

1,5

Legenda:RoResposta Orientada

RmResposta Mecânica

RcResposta Complexa e Aberta (Proficiência)

 

Ordens de Instrução Etapa 2(Aeronave)

 

 

MISSÕES DVE

Aeronave

ID01

ID02

ID03

ID04

Transição para o voo IMC

Ro

Rm

Rc

X

Voo por atitude

Ro

Rm

Rc

X

Interpretação dos instrumentos

Ro

Rm

Rc

X

Subida

Ro

Rm

Rc

X

Voo nivelado

Ro

Rm

Rc

X

Manutenção de proa

Ro

Rm

Rm

Rc

Manutenção de velocidade

Ro

Rm

Rm

Rc

Variação de altitude

Ro

Rm

Rm

Rc

Variação de velocidade

Ro

Rm

Rm

Rc

Curva nivelada (peq. inclinação)

Ro

Rm

Rm

Rc

Curva nivelada (média e grande inclinação)

 

Ro

Rm

Rc

Subida / Descida com Vi constante

 

Ro

Rm

Rc

"S" - A, B, C e D

 

Ro

Rm

Rc

Ilusões (Desorientação espacial)

Ro

Rm

Rm

Rc

Recuperação de atitudes anormais

Ro

Rm

Rm

Rc

Utilização do ADF

 

Ro

Rm

Rc

Utilização do VOR

 

Ro

Rm

Rc

Noções de Procedimentos de Descida IFR

 

 

 

Ro

Tempo de Voo Previsto

Total

1,0

1,0

1,5

1,5

Capota

0,8

0,8

1,3

1,3

Legenda:RoResposta Orientada

RmResposta Mecânica

RcResposta Complexa e Aberta (Proficiência)

 

Como será avaliada a instrução

  1. Avaliação Subjetiva- Avaliação de cada manobra executada.
  2. Aplicação- Durante a realização de cada voo.
  3. Carga- Manobras previstas no programa acima.
  4. Grau mínimo para aprovação- Grau “Satisfatório” em cada manobra.

 

Certificado de conclusão de curso

Ao completar com aproveitamento a instrução prática será conferido o certificado correspondente.

 

Pedagogia, coordenador e instrutores

A EFAI dispõe de pessoal qualificado para a Coordenação, Instrução e Supervisão do programa de instrução teórica e prática, conforme especificado nas fichas cadastrais do seu corpo técnico pedagógico.

 

Condições para execução do curso

  1. Horário: do nascer ao pôr do sol (o simulador pode ser realizado me período noturno de acordo com a necessidade do cliente);
  2. Duração: 05 (dias) dias de treinamento por piloto;
  3. Carga horária:
    • Módulo teórico–08 horas;
    • Simulador– 05 horas de voo; e
    • Aeronave– 05 horas de voo.
  1. Equipamento:
    • Simulador– AATD (PHFSD – ATD-IFRH-003-Q); e
    • Aeronave– HU30 (Schweizer 300).
  1. Data prevista: conforme conveniência do cliente.

 

Recomenda-se que o piloto que não estiver familiarizado com o HU30 (aeronave a ser utilizada no treinamento) obtenha o endosso segundo a IS 61-006C, ou outra que venha a substituí-la, antes de iniciar a instrução prática. Também é recomendado aos pilotos que estejam há um longo período sem operar o HU30, que façam um voo de readaptação, de forma a tirar maior benefício da instrução ministrada no OpDVE.

Para efetuar a matrícula, será necessário trazer os seguintes documentos:

  • 1 foto ¾
  • Certificado de Escolaridade
  • Certificado de Reservista
  • CHT
  • CPF
  • RG
  • Título Eleitoral

*Trazer os documentos originais, em caso de dúvida entre em contato.

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