Aqui estão relacionados os temas que apresentam dúvidas e questionamentos mais comuns, com suas respectivas informações. Se ainda assim precisar, envie-nos sua pergunta que procuraremos lhe atender o mais breve possível.
A EFAI está sediada na Rua Hibisco 210-C, Bairro Campina Verde, Contagem, CEP: 32150-210.
Todos os cursos oferecidos são ministrados em nossa sede, com salas de aula apropriadas para o processo ensino/aprendizagem, proporcionando alto nível de qualidade.
Todas as aulas são ministradas por professores especializados e com ampla formação aeronáutica, juntamente com todos os recursos didáticos que a atividade aeronáutica requer.
O curso de Piloto Privado de Helicóptero (PPH) é a primeira etapa para quem tornar-se piloto de helicóptero. A licença de piloto privado é apenas para os casos de uso particular, não sendo permitida a atividade remunerada. O curso de Piloto Comercial de Helicóptero (PCH) sucede à primeira fase, sendo mais abrangente e aprofundada, tanto na teoria como na prática e ao final o piloto estará apto a realizar a atividade profissional remunerada.
É o exame de saúde pericial e tem o objetivo de certificar a aptidão física e mental dos tripulantes, considerando o exercício de cada função. É dividido em:
•1ª Classe: obrigatoriamente exigido de um detentor de licença das seguintes categorias:
(1) Piloto de Linha Aérea (PLA);
(2) Piloto Comercial (PC);
(3) Piloto Privado com habilitação IFR (PP-IFR).
•2ª Classe: obrigatoriamente exigido de um candidato ou detentor de licença ou habilitação das seguintes categorias:
(1) Piloto Privado (PP);
(2) Comissário de Voo (CMS);
(3) Operador de Equipamentos Especiais (OEE);
(4) Mecânico de Voo (MCV); e
(5) Piloto de Balão Livre (PBL).
•3ª Classe: aplicável à categoria de controladores de tráfego aéreo.
O exame pode ser realizado tanto nos hospitais da aeronáutica ou em clínicas particulares que forem credenciadas pela ANAC. A EFAI em parceria com a AEROMED, empresa homologada pela ANAC, realiza os exames na sede da empresa, em Contagem/MG. Os interessados deverão entrar em contato conosco para agendar seus exames.
Com o CMA você pode dar início ao curso teórico de Piloto Privado de Helicóptero (PPH), e também ao curso prático.
O Curso de Familiarização Teórica, popularmente chamado de Ground School, é o curso teórico da aeronave baseado no Manual de Voo. Proporciona ao aluno o conhecimento específico e detalhado das características, procedimentos, limitações e desempenho da aeronave a ser voada. Antes do início das aulas práticas ou antes da adaptação em um novo modelo de aeronave é necessário fazer o Ground School.
A EFAI disponibiliza alojamento para seus alunos, próximo à escola e de fácil acesso. Para mais informações entre em contato, através de um dos nossos canais de atendimento.
É possível a convalidação de carteiras estrangeiras junto à ANAC na maioria dos casos. A EFAI disponibiliza esse tipo de serviço para seus clientes. As informações pertinentes a esse processo podem ser acessadas com mais detalhes, através do RBAC 61, disponibilizado no site da ANAC.
Pela Escola de Aviação Civil o aluno poderá realizar os cursos iniciais, teóricos e práticos, para obtenção das licenças de PPH, PCH, e as Habilitações Técnicas de INVH e IFRH. Pelo Centro de Treinamento o piloto poderá realizar os treinamentos para a obtenção e a revalidação das habilitações técnicas em diversas aeronaves, estando a EFAI, também, em condição de oferecer diversos treinamentos, como Operação de Guincho de Resgate, Operação com Cargas Externas e Combate a Incêndios, entre outros. A EFAI é o único Centro de Treinamento no país habilitado a ministrar o Treinamento de Procedimentos de Emergência em aeronave própria.
Para pilotos que pretendem voar em espaços aéreos sob controle brasileiro não é obrigatório a averbação da proficiência linguística em inglês, apesar de ser desejável. Entretanto desde o dia 05 de março de 2009 todos os pilotos que pretendam realizar voos fora do espaço aéreo sob controle brasileiro devem apresentar em seus Certificados de Habilitação Técnica a averbação de proficiência linguística em inglês.
A EFAI também é homologada como oficina junto à ANAC. Contamos com um grupo técnico próprio e altamente capacitado, facilitando e aumentando a segurança de nossas aeronaves. Todos os nossos helicópteros são revisados de acordo com o manual do fabricante, passando pelo rigoroso controle de manutenções preventivas e corretivas.
Consideramos o período de um ano para a formação do piloto para os cursos de PPH e PCH, podendo variar de acordo com as particularidades de cada aluno. A parte teórica tem duração de quatro meses para o curso de Piloto Privado de Helicóptero (PPH) e mais quatro meses para o curso de Piloto Comercial de Helicóptero (PCH). No final de cada curso o aluno será submetido à avaliação da ANAC. A parte prática do curso tem o mínimo de 35 horas voadas para o curso de Piloto Privado e mais 65 horas voadas mínimas para o curso de Piloto Comercial, totalizando 100 horas.
O solicitante de licença de Piloto Privado para a categoria helicóptero pode ter reduzido o requisito de experiência nas seguintes condições: Se for titular de uma licença de piloto de avião ou aeronave de sustentação por potência, com experiência superior a 200 (duzentas) horas de voo como piloto em comando em qualquer categoria, ou na soma das duas categorias, o total de horas em helicóptero pode ser reduzido para 25 (vinte e cinco) horas; e Se for titular de uma licença de piloto de avião o requisito referente a 5 (cinco) horas em voo de navegação pode ser dispensado; O solicitante de licença de Piloto Comercial para a categoria helicóptero pode ter reduzido o requisito de experiência nas seguintes condições: Se for titular de uma licença de piloto comercial de avião ou aeronave de sustentação por potência, pode incluir metade das horas realizadas como piloto em comando de avião ou aeronave de sustentação por potência até um limite total de 40 (quarenta) horas, ficando dispensado o cumprimento do requisito relativo às horas de voo de navegação; e Se tiver realizado treinamento supervisionado em dispositivo de treinamento por voo simulado de helicóptero aprovado pela ANAC, o total de horas pode ser reduzido de até 10 (dez) horas relativas a esse treinamento;
18 anos de idade e 2º grau completo
A carga horária do curso teórico para Piloto Privado é de 296 horas/aula, com duração de 4 meses.
Técnicas:
Conhecimentos Técnicos de Helicóptero.
Teoria de Voo de Helicóptero.
Navegação Aérea.
Meteorologia.
Regulamentos de Tráfego Aéreo.
Básicas e Complementares:
O piloto de Helicópteros: Preparação e Atividade.
Segurança de Voo.
A Aviação Civil.
Regulamentação da Aviação Civil.
Instrução Aeromédica.
Extracurriculares:
CRM.
Fraseologia Aeronáutica.
GPS.
O aluno deve ter no mínimo 75% de frequência e aproveitamento de 70% nas matérias.
Agendamento e a realização do exame teórico da ANAC, mediante pagamento da GRU (guia) no valor de R$ 50,00 para cada matéria, totalizando o valor de R$ 250,00.
Procurar a secretaria da EFAI com a GRU paga para o agendamento da prova, na localidade selecionada, que são: Belém, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Londrina, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo.
O mínimo de horas para o curso prático de Piloto Privado de Helicóptero é de 35 horas mais o voo de verificação de perícia (voo de cheque).
Após o exame, o resultado será exibido no site e, sendo aprovado, o aluno poderá iniciar ou dar continuidade ao treinamento prático.
O mínimo de horas para o curso prático de Piloto Privado de Helicóptero é de 35 horas mais o voo de verificação de perícia (voo de cheque).
Aprovado no voo de cheque de PPH, o aluno receberá a Licença de Piloto Privado de Helicóptero e poderá voar sozinho em aeronaves particulares. Para exercer a atividade aérea de forma remunerada, é preciso cumprir a segunda etapa que é tornar-se Piloto Comercial de Helicóptero (PCH).
Possuir licença de Piloto Privado de Helicópteros (PPH), 18 anos de idade e 2º grau completo.
A carga horária do curso teórico para Piloto Comercial de Helicóptero (PCH) é de 294 horas/aula, com duração de 4 meses.
Técnicas:
Conhecimentos Técnicos de Helicóptero.
Teoria de Voo de Helicóptero.
Navegação Aérea.
Meteorologia.
Regulamentos de Tráfego Aéreo.
Básicas e Complementares:
O Piloto de Helicópteros: Preparação e Atividade.
Segurança de Voo.
Inglês Técnico.
A Aviação Civil.
Noções de Direito Aeronáutico.
Regulamentação da Profissão de Aeronauta.
Segurança para Helicópteros contra Atos de Interferência Ilícita.
Instrução Aeromédica.
Extracurriculares:
GPS.
Regulamento de Tráfego Aéreo – IFRH.
Navegação Aérea – IFRH.
CRM.
O aluno deve ter no mínimo 75% de frequência e aproveitamento de 70% nas matérias.
Agendamento e a realização do exame teórico da ANAC, mediante pagamento da GRU (guia)
Procurar a secretaria da EFAI com a GRU paga para o agendamento da prova, na localidade selecionada, que são: Belém, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Londrina, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo.
O candidato será aprovado com no mínimo 70% de acertos. Em caso de reprovação apenas em 1 ou 2 matérias, o candidato poderá prestar segunda época somente das matérias que não foi aprovado.
Após o exame o resultado será exibido no site, sendo aprovado o aluno poderá iniciar ou dar continuidade ao treinamento prático.
O mínimo de horas para curso prático de Piloto Comercial de Helicóptero (PCH)é de 65 horas mais o voo de verificação de perícia (voo de cheque).
Aprovado no voo de cheque de PCH o piloto receberá a Licença e Piloto Comercial e poderá exercer atividade remunerada. Para adquirir mais experiência, a próxima etapa é fazer o curso de Instrutor de Voo de Helicóptero (INVH), curso de Voo por Instrumentos (IFRH), buscar habilitações para outros modelos de helicópteros e treinamentos avançados.
Possuir licença de Piloto Comercial de Helicóptero (PCH), 18 anos de idade e 2º grau completo.
A carga horária do curso teórico é de aproximadamente 65 horas/aula com duração de 2 semanas.
Técnicas:
O Instrutor e a Comunicação.
Relações Interpessoais.
Recursos Audiovisuais.
Processo Ensino-Aprendizagem.
A Avaliação e a Crítica.
Teoria de Voo.
Instrução Aeromédica.
Básicas e Complementares:
O Instrutor de Voo – Helicóptero: preparação e atividade.
A Aviação Civil.
Instrução Técnica da Aeronave.
Segurança de Voo.
Noções de Direito Aeronáutico.
O aluno deve ter no mínimo 75% de frequência e aproveitamento de 70% nas matérias.
É o agendamento e a realização do exame teórico da ANAC, mediante pagamento da GRU (guia) no valor de R$ 50,00.
Procurar a secretaria da EFAI com a GRU paga para o agendamento da prova, na localidade selecionada, que são: Belém, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Londrina, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo.
O Instrutor e a Comunicação,
Relações Interpessoais,
Recursos Audiovisuais,
Processo Ensino-Aprendizagem.
A Avaliação e a Crítica,
Teoria de Voo,
Instrução Aeromédica.
Será uma única prova com o total de 20 questões de múltipla escolha.
Após o exame o resultado será exibido no site, sendo aprovado o aluno poderá iniciar ou dar continuidade ao treinamento prático.
Após a conclusão do treinamento prático, o aluno é submetido a um voo de verificação de perícia (voo de cheque) com um examinador credenciado da ANAC.
Esse curso habilita o piloto comercial a exercer a função de instrutor de voo em escolas de aviação civil.
Possuir licença de Piloto Privado de Helicóptero ou Piloto Comercial de Helicóptero.
A carga horária do curso de Voo por Instrumentos é de 100 horas/aula, com duração de 2,5 semanas.
Segurança de Voo.
Meteorologia.
Regulamento do Tráfego Aéreo.
Navegação Aérea.
O aluno deve ter no mínimo 75% de frequência e aproveitamento de 70% nas matérias.
É o agendamento e a realização do exame teórico da ANAC, mediante pagamento da GRU (guia) no valor de R$ 100,00 no caso de PCH ou R$ 150,00 no caso de PPH.
Procurar a secretaria da EFAI com a GRU paga para o agendamento da prova, na localidade selecionada, que são: Belém, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Londrina, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo.
Regulamento do Tráfego Aéreo, Navegação Aérea, Meteorologia (somente em caso de PPH).
Após o exame o resultado será exibido no site, sendo aprovado o aluno poderá iniciar ou dar continuidade ao treinamento prático.
A EFAI disponibiliza a aeronave Schweizer 300CB e o simulador FLY-IT para treinamento de IFRH.
Esse curso habilita o piloto a voar helicópteros homologados IFR em condições não visuais.
18 anos de idade e 2º grau completo ou com previsão de formatura até o término do curso.
O mercado de Mecânico de Manutenção Aeronáutica divide-se em 3 especialidades:
Célula (CEL): Estrutura da aeronave e sistemas hidráulicos, pneumáticos, ar condicionado, comandos de voo, trem de pouso dentre outros.
Grupo Motopropulsor (GMP) - Motores convencionais (pistão) e a reação (turbo-hélice, turbo jato e turbo-fan).
Aviônicos (AVI) - Sistemas de comunicação, instrumento e eletrônica das aeronaves.
O tempo total do curso contendo todos os módulos ( Básico, Célula, Motores e Aviônicos ) , é de dois anos e seis meses, sendo exigido que o aluno obtenha aproveitamento mínimo de 70% nas provas e frequência igual ou maior que 75% das aulas ministradas.
Certificado de Conhecimento Teórico (CCT), é obtido por meio de exames na ANAC. Os exames são realizados para as seguintes modalidades: Grupo Motopropulsor (GMP), Célula (CEL), e Aviônicos (AVI).
O Certificado de Conhecimento Teórico (CCT) tem validade de 2 anos.
Procurar a secretaria da EFAI com a GRU paga para o agendamento da prova, na localidade selecionada, que são: Belém, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Londrina, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo.
As provas serão elaboradas com base nos conteúdos estabelecidos nos manuais dos cursos do SEPEC (Sistema de Encaminhamento Profissional, Estágio e Cursos), e serão compostas por 60 (sessenta) questões para cada categoria de habilitação (Especialidades). Material disponível no site da ANAC.
Certificado de Habilitação Técnica (CHT) é o registro de qualificações, validades e restrições relativas ao exercício da atividade estabelecida na licença.
Para conseguir o Certificado de Habilitação Técnica (CHT), precisa ter sido aprovado no exame da ANAC, comprovar experiência profissional mínima de três anos em empresa de manutenção homologada pela ANAC, com vínculo empregatício e preencher o requerimento padrão, a ser enviado através do SINTAC (Sistema Integrado de Informações da Aviação Civil) juntamente com os documentos comprobatórios solicitados, para devida análise e parecer técnico.