Cursos
Treinamento de Procedimentos de Emergência(TPE)
Operar uma aeronave com eficiência e segurança envolve, basicamente, conhecer as suas características, suas limitações, desempenho e procedimentos normais e de emergência. Isto se aprende no Ground School. Durante a parte prática, aprendemos a executar um grande número de manobras, mas algumas coisas têm ficado para trás. Há muitos anos, deixamos, no Brasil, de praticar certas manobras que são importantes para a segurança de voo de qualquer operador de aeronave de asas rotativas como a autorrotação real, por exemplo.
O Treinamento de Procedimentos de Emergência foi criado para superar essa lacuna e tem a finalidade de desenvolver no aluno a proficiência necessária para conduzir a aeronave com segurança em caso de falha de potência ou de sistemas diversos, realizando o pouso com a aeronave degradada.
Teórica
É realizado um briefing com a duração de quatro horas-aula com a finalidade de discutir as principais características do voo em situação anormal ou de emergência, e as técnicas de pilotagem para a realização das diversas manobras previstas.
Prática
O objetivo da instrução prática é desenvolver no aluno a perícia necessária para realizar as diversas manobras, com segurança, mas procurando aproximar-se dentro do possível das condições de uma falha real e respeitando os limites estabelecidos pelo fabricante no Manual de Voo da aeronave. Veja algumas manobras realizadas no treinamento:
Falha de Motor na Decolagem
Falha de Motor no Pairado(DES)
Pouso Corrido
Arremetida Sem Pedais
Manobras de Solo sem Hidráulico
Falha de Governador
Pane Rotor de Cauda
A frequência recomendada para que se mantenha um razoável nível de treinamento é de uma vez por ano.
Grade do Treinamento
Horário |
1º Voo |
2º Voo |
3º Voo |
Flexível e a ser definido de acordo com a conveniência do cliente e com a disponibilidade da aeronave e do instrutor.
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· Transparência de Servo Comandos · Demonstração da estabilidade dinâmica · Pouso Corrido · Voo sem hidráulico · Pouso corrido sem hidráulico · Voo pairado DES, giros e deslocamentos DES sem hidráulico · Demonstração de pouso com o governador em emergência · Demonstração de pouso sem pedais (falha de comando de passo do rotor de cauda) |
. Voo com o governador em emergência · Pouso com o governador em emergência · Pouso sem pedais · Autorrotação real com pouso –direta, de 90º, de 180º e de 360º. · Demonstração de autorrotação na decolagem · Autorrotação no pairado DES · Autorrotação na decolagem vertical |
· Revisão das manobras dos voos anteriores. · Autorrotação no taxi · Autorrotação na decolagem com 0, 10, 20, 30, 40, 50 e 60 Kt · Autorrotação na aproximação · Autorrotação no pairado FES no limite do diagrama Altura X Velocidade . Falha de acionamento do rotor de cauda |
Como será avaliada a instrução
a) Avaliação Subjetiva - Avaliação de cada manobra executada.
b) Aplicação - Durante a realização de cada voo.
c) Carga - Manobras previstas no programa acima.
d) Índice de aprovação - Grau mínimo satisfatório em cada manobra.
Certificado de conclusão de curso
Ao completar com aproveitamento a instrução prática será conferido o certificado correspondente.
Pedagogia, coordenador e instrutores
A EFAI dispõe de pessoal qualificado para a Coordenação, Instrução e Supervisão do programa de instrução teórica e prática, conforme especificado nas fichas cadastrais do seu corpo técnico pedagógico.
Condições para execução do curso
Horário: do nascer ao pôr do sol;
Duração: 03 (dias) dias de treinamento por piloto;
Carga horária: 03 horas de voo;
Aeronave de instrução: HB 350B (Esquilo)
Data prevista: conforme conveniência do cliente;
Para efetuar a matrícula, será necessário trazer os seguintes documentos:
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- Certificado de Escolaridade
- Certificado de Reservista
- CHT
- CPF
- RG
- Título Eleitoral
*Trazer os documentos originais, em caso de dúvida entre em contato.
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