Notícias

EFAI É REFERÊNCIA NA PADRONIZAÇÃO DE INSTRUTORES

Foi realizado nos últimos dias 06 e 07/12, em Brasília, o SMS Brazil – 2018. O evento, promovido pela ANAC desde 2016, tem como objetivo apresentar um balanço dos trabalhos realizados na área de segurança operacional ao longo do ano, além de trazer especialistas internacionais para falar sobre o tema.

Não por acaso, a ANAC adotou o dia 07/12 para a realização da Conferência. Em 1996, esta data foi oficialmente reconhecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas como o Dia Internacional da Aviação Civil. O reconhecimento foi motivado pelo fato de ter sido assinado, em 07 de dezembro de 1944, a Convenção Internacional de Aviação Civil (Convenção de Chicago), da qual o Brasil hoje é signatário, tendo firmado sua participação em 29 de maio de 1945, em Washington, e promulgado a referida Convenção em 27 de agosto de 1946, por meio do Decreto nº 21.713/46.

Em sintonia com a Organização de Aviação Civil Internacional (ICAO), que tem como um de seus objetivos estratégicos, a melhoria global da segurança operacional, o SMS Brazil reúne anualmente representantes de organizações do setor aéreo que compõem o Sistema de Aviação Civil Brasileiro para debater temas diretamente relacionados à segurança operacional.

Neste cenário se insere o Grupo Brasileiro de Segurança Operacional de Helicópteros (BHEST – Brazilian Helicopter Safety Team), do qual a EFAI é membro. Dentre as frentes de trabalho do BHEST em 2018, destacou-se o esforço para a redução do número de acidentes tendo a instrução como fator contribuinte.

Mesmo numa análise superficial dos fatores contribuintes apresentados na estatística de acidentes, especialmente daqueles ocorridos na aviação geral, é possível ver a grande influência da instrução. É consenso no BHEST que a redução de acidentes envolvendo esse fator contribuinte somente será alcançada por meio da melhoria na qualidade da instrução ministrada em nossas escolas que, em última análise, será alcançada pela melhoria na qualidade dos instrutores.

Diante dessa constatação, a EFAI apresentou ao BHEST seu Manual de Padronização de Instrutores que, após análise dos demais membros, foi adotado como referência a ser divulgada entre as demais escolas. O intuito do BHEST não é estabelecer este manual como algo definitivo que deva ser implantado na íntegra por todas as escolas, mas disponibilizá-lo como um Guia de Boas Práticas que possa servir de baliza para que outras escolas desenvolvam e documentem seus critérios para padronização, elevação e manutenção operacional de seus instrutores, da forma como é feito na EFAI já há muito tempo.

Pitágoras, matemático e filósofo, disse:

“Eduquem as crianças, para que não seja necessário punir os adultos.”

Fazendo um paralelo ao mundo aeronáutico poderíamos dizer:

“Formem bem os pilotos, para que não seja necessário investigar acidentes.” (Ao menos, não por esse fator contribuinte).

Neste sentido, o trabalho desenvolvido na EFAI para padronização de seus instrutores foi apresentado no SMS Brazil – 2018, tendo sido ratificado pelos presentes como algo a ser implantado pelas escolas, independentemente de serem voltadas a cursos práticos na categoria helicóptero ou avião. Com isso, a EFAI, mais uma vez, dá sua parcela de contribuição para a consolidação de uma aviação mais segura nos céus do nosso Brasil.

Em breve, as apresentações estarão disponíveis no portal da ANAC no link abaixo, onde é possível a consulta às apresentações das edições anteriores do SMS – Brazil.

https://www.anac.gov.br/assuntos/paginas-tematicas/gerenciamento-da-seguranca-operacional/safety-management-summit-sms-brazil

 

Para mais informações a respeito do BHEST, consulte os links abaixo

https://www.anac.gov.br/assuntos/paginas-tematicas/gerenciamento-da-seguranca-operacional/bhest

http://www.bhest.org/

Nota Oficial da EFAI

×

Consulta ANAC

Habilitação
Aeronavegabilidade
×

Pergunta

×

Depoimento

×