O Manual do Instrutor de Voo foi um trabalho conjunto que teve início no Comitê Nacional de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos – CNPAA.
O CNPAA tem por finalidade reunir representantes de entidades nacionais envolvidas, direta ou indiretamente, com a atividade aérea, com o objetivo de estabelecer a discussão, em âmbito nacional, de soluções para os problemas ligados à Segurança de Voo.
Fruto dessas discussões, ao serem identificados problemas específicos que justifiquem um estudo mais aprofundado, são propostas e votadas em Plenária a criação de uma Comissão para tratá-los. Foi o que aconteceu com a falta de padronização na instrução, apontada como fator contribuinte em diversos acidentes nos últimos anos. Diante deste problema, foi criada na 63ª Plenária do CNPAA (Maio de 2015) a Comissão Nacional de Treinamento – CNT.
O Manual do Instrutor de Voo é o primeiro resultado do trabalho dessa Comissão, uma união de esforços de várias entidades-membro do CNPAA, que, sensibilizadas com necessidade de padronizar conhecimentos e comportamentos desejáveis aos futuros instrutores da aviação brasileira, despenderam tempo e energia em prol do desenvolvimento do profissionalismo e da segurança de voo.
O Manual foi apresentado oficialmente aos demais membros do CNPAA na 66ª Plenária (CENIPA – 08 e 09/11/2016).
Clique aqui e baixe o Manual do Instrutor de Voo: