João Bosco da Cunha Ferreira
Diretor/Instrutor
Formação
Formação de Oficiais Aviadores
Idiomas
Português, Inglês e Francês
Mais de 45 anos de experiência aeronáutica, passou a marca das doze mil horas de voo, sendo mais de nove mil e quatrocentas horas em aeronaves de asas rotativas. Possui as habilitações para Bell 205, Bell 206, BK117, EC 120, AS 350, AS 355, AS 365, AS 330, EC 135, EC 155, H 269, SK 76, INVH, IFRH, Embraer 110, MNTE, MLTE.
Tenente Coronel Reformado da Aeronáutica com todos os cursos da carreira até o nível de Estado Maior e Superior de Comando, tendo realizado também os Cursos Operacionais Militares de Helicóptero, Ligação e Observação, Transporte de Tropas, e Ensaios em Voo – Modalidade Helicópteros.
Realizou o Curso de Ensaio em Voo na EPNER - École du Personnel Navigant d’Essais et de Reception (turma 81/82), tendo recebido o brevet 082 de Piloto de Provas de Helicópteros do Centro de Ensaios em Voo do Ministério da Defesa da França. De volta ao Brasil, participou da implantação e execução do primeiro curso de Ensaios em Voo para a formação de Pilotos de Provas e de Engenheiros de Provas destinados à atividade de acompanhamento de projeto, desenvolvimento e homologação de aeronaves e equipamentos.
Na Helicópteros do Brasil S.A - Helibrás, exerceu os cargos de Diretor Técnico (de OUT1990 a AGO1992) e Diretor Industrial (de AGO92 a OUT2003). Como Diretor Industrial, foi responsável pelas áreas de Produção, Qualidade, Oficinas de Manutenção de Aeronaves e Componentes, Projeto, Ensaios em Voo e Centro de Treinamento. Como Piloto de Provas da Empresa, executou, pessoalmente, o primeiro voo de cada aeronave saída da Linha de Montagem, realizando os ensaios de segurança. Nesse período, também realizou todos os ensaios para a homologação de instalações de opcionais e de equipamentos desenvolvidos pelo escritório de Projetos da Helibrás.
É Diretor da EFAI desde 2003, além de executar o Treinamento de Procedimentos de Emergência (TPE) e voos de Verificação de Perícia nas aeronaves da empresa.